Jogos
Desde
sempre o jogo fez parte da vida do Homem. O mais antigo que se conhece foi
encontrado na sepultura de um rei babilônico, morto cerca de 2600 anos antes
de Cristo. Lá estão o tabuleiro, as peças e os dados. Infelizmente, não
incluíram as regras, motivo pelo qual não podemos saber como se jogava.
Os jogos, para além da componente competitiva, funcionam como modelos de situações reais ou imaginárias. Há jogos dos mais variados tipos, desde os de simples azar (dados e loterias) até os de mais sofisticadas estratégias como o xadrez. Muitos deles podem ser estudados do ponto de vista matemático, e outros têm regras que "obrigam" os jogadores a fazer raciocínios do tipo lógico - matemático.
Consideramos
que o jogo propicia situações que, podendo ser comparadas a problemas, exigem
soluções vivas, originais, rápidas. Nesse processo, o planejamento, a busca
por melhores jogadas, a utilização de conhecimentos adquiridos anteriormente
propiciam a aquisição de novas idéias, novos conhecimentos, habilidades e
atitudes. Investigação, tentativa e erro, levantamento e checagem de
hipóteses são algumas das habilidades de raciocínio lógico que estão
envolvidas no processo de jogar.
Dentre
todos os jogos que podemos utilizar, escolhemos aqueles que têm os
significados propostos em Kamii (1991) e Krulik (1993):
·
●o jogo
deve ser para dois ou mais jogadores, sendo, portanto, uma atividade que os
alunos crianças realizam juntos;
·
●o jogo
deverá ter um objetivo a ser alcançado pelos jogadores, ou seja, ao final,
deverá haver um vencedor;
·
●violação
representa uma falta; havendo o desejo de fazer alterações, isso deve ser
discutido com todo o grupo e, no caso de concordância geral, podem ser
impostas ao jogo daí por diante;
·
●no jogo
deve haver a possibilidade de usar estratégias, estabelecer planos, executar
jogadas e avaliar a eficácia desses elementos nos resultados obtidos, isto é,
o jogo não deve ser mecânico e sem significado para os jogadores. A
existência de todas as características mencionadas, especialmente as
referentes às regras, caracteriza os jogos em grupo, ou sociais, e é a forma
mais avançada e complexa de jogo.
Na sala de Aula
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Ao
utilizar um jogo com os alunos você não deve realiza-lo uma vez apenas, mas
jogar algumas vezes, uma vez por semana, pelo menos durante um mês. Esse
procedimento permite que os alunos se apropriem do jogo, de suas regras e dos
conhecimentos matemáticos nele envolvidos.
Algumas vezes, após o jogo, é interessante também propor algum tipo de registro sobre o jogo. |
Por: kelen Patrícia
de Lima Cruz
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